Agrupamento de Escolas Miguel Torga

Dia Internacional do Pi

Comemorou-se, no dia 14 de março, na sede do Agrupamento, o Dia Internacional do p (Pi), com exposição, na entrada principal da escola e num dos corredores, de trabalhos realizados pelos alunos do 6.º A, com a colaboração das professoras de Matemática, Ana Praça e Rosário Carvalho.

A escolha da data para o Dia do Pi resulta do facto de a forma americana de representar datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a representação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,14). O valor de Pi é irracional, o que significa que a contagem de dígitos após o ponto decimal é infinita. É usado como 3.1415929 ou 22/7. Em geometria, é usado no cálculo da área de superfície, volume e circunferência de várias formas tridimensionais.

Os alunos fizeram vários cartazes com o símbolo do p, reutilizando diversos materiais: jornal, tecido, pacotes de leite, tampas de garrafas e massa. Também foi exposto o valor de p com 30 casas (3,141592653589793238462643383…)decimais. O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Apoio a Matemática e em casa, com a colaboração dos Encarregados de Educação, e os alunos mostraram grande empenho na sua realização.

Ana Praça e Rosário Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *